Técnicas para ler mais de 1 livro por semana

– Curso online de Execução Penal com o prof. Evinis Talon (clique aqui)
– Inscreva-se no meu curso por assinatura (Penal e Processo Penal) e participe do SORTEIO de um exemplar do livro A jornada de um advogado criminalista (com dedicatória especial), além de ter acesso a mais de 26 horas de aula e 63 vídeos: clique aqui
– Fale com o prof. Evinis Talon no WhatsApp (clique aqui)
– Participe do grupo do Whats do prof. Evinis Talon: clique aqui


banner curso finalizado enviado Evinis




Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

No início do ano, assumi o compromisso de ler, no mínimo, um livro por semana. Parece um desafio enorme, mas, se adotadas as técnicas corretas, pode ser facilmente cumprido. Mais que isso, depois de já ter lido algumas dezenas de livros em um mês, haverá uma agradável e motivadora sensação de dever cumprido, que impulsionará o cumprimento contínuo desse compromisso.

Assim, seguem algumas dicas:

  • Reserve um horário para ler diariamente. Para tanto, defina, logo de manhã, qual será esse horário, que não precisa ser necessariamente o mesmo todos os dias. Tornando a leitura um compromisso com horário determinado (como aula ou chegada ao trabalho), fica mais fácil cumpri-lo.
  • Tenha sempre um livro na mochila ou na bolsa. Nunca se sabe quando terá que enfrentar uma fila ou um longo tempo de espera.
  • Se não quiser carregar um livro impresso, baixe ebooks no seu celular ou tablet. Também vale a pena baixar o aplicativo Kindle, da Amazon. Assim, você sempre terá alguma leitura disponível.
  • Leia sempre que sobrar um tempo, mesmo que apenas por poucos minutos. Calma! Isso não contraria a primeira dica, mas apenas a complementa. Continue com um horário determinado para ler diariamente, mas leia sempre que der. Se estiver carregando um livro ou com ebooks no seu celular, essa dica pode tornar-se um hábito imperceptível.
  • Ouça audiobooks. É a melhor forma de combinar o aprendizado dos livros com a execução de tarefas meramente mecânicas. Em outras palavras, você poderá ouvir audiobooks enquanto dirige, caminha, faz exercícios físicos etc.
  • Exercite a leitura dinâmica. Lendo mais rápido e com maior atenção, será possível aproveitar melhor o pouco tempo disponível e, consequentemente, ler muito mais em menos tempo. Para ver algumas dicas de exercícios de leitura dinâmica, clique aqui.
  • Catalogue os livros que você leu durante o ano. Crie uma planilha no Excel (ou similar) e anote título do livro, nome do autor, datas de início e final da leitura, área referente ao livro (Direito, Filosofia, Economia etc.), fonte utilizada para a leitura (impresso, Kindle, audiobook etc.), número de páginas e nota do livro. Cada uma dessas informações possui uma função:
    • Anotando as datas de início e final da leitura, assim como o número de páginas, pode-se calcular o tempo investido para ler cada livro, de acordo com o seu tamanho.
    • Ao anotar as áreas referentes aos livros lidos, pode-se perceber quais são as áreas que estão recebendo sua atenção, podendo, por conseguinte, suprir as áreas menos lidas por meio de leituras posteriores.
    • Catalogando as fontes utilizadas para a leitura, você poderá ver se vale a pena manter ou não alguns aplicativos ou assinaturas, haja vista que há fontes pagas, como o Kindle Unlimited.
    • Por fim, definir uma nota para o livro ou ebook possibilitará que você avalie futuramente se é conveniente fichá-lo ou revisá-lo, assim como recomendá-lo para terceiros.

Dê uma olhada também na minha publicação “Como ler muitos livros em pouco tempo e gastando pouco?“.

Finalmente, fica a pergunta: vale a pena ler um livro por semana?

Sim, vale muito a pena. Melhor ainda se você puder ler mais de um por semana ou talvez um por dia. E para provar essa afirmação, recomendo o seguinte vídeo (em inglês, mas é possível inserir legenda):

 


Vídeos quase diários:


Clique na imagem abaixo para ver o curso “Como iniciar na Advocacia Criminal”.

como-iniciar-adv

2 thoughts on “Técnicas para ler mais de 1 livro por semana

  • Marcelo, você está certo. O Tai e a Pesce são praticamente idênticos. A única coisa em que concordei com ele até hoje – e que ele não estava tentando vender nada – é esse vídeo.

  • Tai ‘here in my garage’ Lopez… ou ‘here in my backyard’… é o tipo de ‘Pesce’ dos gringos… cheio de lero-lero e que acabou ganhando muito dinheiro, quer dizer ‘fuel units’. KNOWLEDGE! ‘Read book summaries’… assim é fácil ler 10 livros por dia, Tai… e são só 1! Legal o artigo…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *