crime digital

Evinis Talon

STF autoriza progressão de hacker condenado por invasão de sistemas do CNJ

14/01/2026

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Plano Premium (meu curso mais completo e vitalício) + livro de bônus

Amigos, conheçam o meu curso mais completo de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal (plano Premium).

Esse plano abrange todo o conteúdo do meu curso por assinatura e os outros cursos já lançados (execução penal na prática, júri, audiências criminais, investigação criminal defensiva, técnicas de estudos, oratória, produtividade…) e que lançarei (habeas corpus, Lei de Drogas etc.), além de modelos de peças, centenas de áudios, materiais etc.

Para ver os detalhes sobre o curso, CLIQUE AQUI.

STF autoriza progressão de regime do hacker condenado por invasão de sistemas do CNJ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a progressão de regime do hacker Walter Delgatti Neto do fechado para o semiaberto. Ele cumpre pena decorrente de condenação imposta pela Primeira Turma da Corte.

Delgatti foi sentenciado na Ação Penal (AP) 2428 à pena de oito anos e três meses de prisão pelos crimes de invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No mesmo julgamento, a então deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, além da perda do mandato. Ambos foram condenados pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

A defesa do condenado apresentou pedido de progressão ao regime semiaberto, alegando que ele já cumpriu os requisitos previstos na Lei de Execução Penal (LEP). A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido.

Na decisão proferida no âmbito da Execução Penal (EP) 150, o ministro Alexandre de Moraes observou que o Delgatti cumpriu 20% da pena, requisito objetivo aplicável a apenados reincidentes que tenham praticado crime sem violência à pessoa ou grave ameaça. Além disso, ficou comprovado que ele apresenta “ótimo comportamento carcerário”, conforme certidões emitidas pela direção da unidade prisional.

O relator determinou ainda que a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP/SP) adote as providências necessárias para a transferência do sentenciado para estabelecimento prisional compatível com o regime semiaberto.

Leia a íntegra da decisão.

Fonte: STF – leia aqui

Falo mais sobre esse assunto no Curso Talon. Clique aqui para saber mais.

Leia também:

STF: direito ao silêncio em depoimento de Walter Delgatti na CPMI de 8/1

STF condena deputada Carla Zambelli e hacker Walter Delgatti

STJ: detração após a extinção da punibilidade

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon