Na sua opinião, qual é a melhor coisa no Direito?
Ontem, perguntei aqui se vocês recomendariam o Direito para algum parente ou amigo. Vi vários comentários interessantes nós dois sentidos (sim e não). Hoje, a pergunta é diferente. Depois de ingressar na faculdade de Direito ou começar a advogar, qual foi a melhor coisa que você viu? Qual é a melhor parte?
Particularmente, eu gosto muito de duas coisas:
- A parte da leitura. Apesar de atuar apenas na área criminal, sinto que não conseguirei ler todos os livros relevantes de Direito Penal, Processo Penal, Execução Penal e Criminologia (e gosto desse sentimento), pois existem muitas obras interessantes no Brasil e no exterior. Mesmo se eu resolvesse ler apenas os excelentes livros de Criminologia, não daria conta durante a minha vida. Essa sensação de “sempre existe algo para ler” é ótima. Além disso, existem as constantes atualizações. Um livro que você leu em 2022 pode já ter atualizações enormes.
- Gosto da possibilidade de trabalhar em qualquer lugar e para qualquer lugar. Comecei na época dos processos físicos, quando precisava fazer carga, ir ao cartório, ver o inquérito na delegacia, devolver processo etc. Para peticionar, levava a petição para fazer o protocolo ou enviada por protocolo integrado. Naquela época, tudo era mais difícil. Hoje, com processo eletrônico (ainda que alguns sistemas não ajudem), podemos ver processos de qualquer canto, peticionando daqui para o resto do Brasil. Eu já tive meus momentos de questionar se gostaria de ficar no Direito, mas essa parte me ajuda a ter qualidade de vida, viver em uma cidade pequena longe das capitais (Gramado) e evitar trânsito e deslocamento para fóruns.
E você? Qual é a melhor parte do Direito?
Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.
Leia também: