despaired-2261021_1280

Evinis Talon

O dia a dia do Advogado Criminalista: a rotina de quem não tem rotina

26/12/2017

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Plano Premium (meu curso mais completo)

Amigos, conheçam o meu curso mais completo de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal (plano Premium).

Esse plano abrange todo o conteúdo do meu curso por assinatura e os outros cursos já lançados (execução penal na prática, audiências criminais, investigação criminal defensiva, técnicas de estudos…) e que lançarei (júri, habeas corpus, Lei de Drogas etc.), além de modelos de peças, centenas de áudios, materiais etc.

Para ver os detalhes sobre o curso, CLIQUE AQUI.

Fale diretamente com o Dr. Evinis Talon no Instagram (clique aqui)  ou no WhatsApp (clique aqui).

O dia a dia do Advogado Criminalista: a rotina de quem não tem rotina

Na época de final de ano, há um raro momento de descanso para alguns Advogados em decorrência do recesso judiciário. Entretanto, outros Advogados não têm uma rotina tão previsível e tranquila. Da mesma forma, nesse momento de quarentena, alguns continuam trabalhando (home office), enquanto outros pararam por tempo indeterminado.

Sobre a ausência de feriados para os Advogados Criminalistas, escrevi um texto anteriormente (leia aqui). Assim, não é novidade que os feriados e outros dias que, em tese, não seriam úteis são indiferentes para muitos Advogados Criminalistas.

Ocorre que, mesmo fora do período de recesso ou em dias úteis “normais”, a rotina da Advocacia Criminal demonstra uma imprevisibilidade assustadora, impedindo, inclusive, que o Advogado Criminalista planeje seus compromissos com muita antecedência.

Seria contraditório falar em “rotina do Advogado Criminalista”, pois cada dia ou turno tem compromissos urgentes e muitas surpresas (boas e ruins).
Como é a rotina de quem não tem rotina, como o Advogado Criminalista?
Prisões em flagrante ocorrem em qualquer horário, inclusive em momentos que, aparentemente, seriam reservados para a elaboração de peças ou para o descanso. Repentinamente, o Advogado recebe uma ligação para acompanhar a lavratura do auto de prisão em flagrante contra um cliente antigo ou contra alguém que pretende contratá-lo.

Quando o Advogado se prepara para alguma viagem (para descanso ou para algum congresso de Direito, por exemplo), pode ser surpreendido com uma intimação para alguma audiência de réu preso que, em muitas comarcas, são realizadas nas sextas.

Também quando se prepara para algum outro compromisso, pode receber uma ligação de algum cliente sobre a realização de busca e apreensão naquele momento. Afinal, os mandados de busca e apreensão são cumpridos quando menos se espera (e essa é a ideia dessa medida, qual seja, a surpresa).

Qual lugar visitará hoje? Presídio? Delegacia? Fórum? A rotina do Advogado Criminalista é incerta. Quase sempre terá que fazer opções de acordo com a urgência.

Em algum momento, é possível que receba uma ligação urgente de familiares de um preso afirmando que ele está sendo ameaçado no estabelecimento prisional e que precisa ser transferido rapidamente, diante do risco de ser morto. Noutro horário, talvez tenha algum cliente pretendendo agendar uma conversa com urgência, haja vista o temor quanto aos desdobramentos do processo.

Para quem deseja ter uma vida planejada, talvez a Advocacia Criminal não seja uma boa escolha. Por outro lado, se você não quer ter rotina, ser Criminalista é uma das melhores opções.

Leia também:

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Orientações processuais para Advogados (teses, estratégias e dúvidas): clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista (com foco em consultas e pareceres para outros Advogados e escritórios), professor de cursos de pós-graduação, Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Doutorando pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante e investigador do Centro de Investigação em Justiça e governação (JusGov) de Portugal.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com