CNH Detran

Evinis Talon

TJMG: é atípica a conduta de declarar falsa residência junto ao Detran

30/07/2024

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os descontos de Black Friday começaram!!!
ASSINE O PLANO PREMIUM E ECONOMIZE 980 REAIS!!!!!!!!!
O mais completo! O único vitalício! Todos os cursos que lancei e lançarei.
CLIQUE AQUI e selecione o plano Premium. Na página de pagamento, antes de inserir os dados do cartão, pedir boleto ou pix, basta inserir o seguinte cupom: bf24

CLIQUE AQUI

TJMG: é atípica a conduta de declarar falsa residência junto ao Detran

A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na Apelação Criminal nº 00219504320198130687, entendeu que aquele que apresenta declaração de falsa residência ao Detran, para fins de obtenção de CNH, não comete o crime de falsidade ideológica.

Confira a ementa abaixo:

EMENTA: APELAÇÃO CRIMINAL. RECURSO MINISTERIAL REQUERENDO A CONDENAÇÃO PELO CRIME DE FALSIDADE IDEOLÓGICA. IMPOSSIBILIDADE. DECLARAÇÃO FALSA DE RESIDÊNCIA JUNTO AO DETRAN, PARA FINS DE REALIZAÇÃO DE PROCESSO PARA AQUISIÇÃO DE CNH EM CIDADE DISTINTA DO DOMICILIO DO AGENTE. FATO QUE NÃO SE REVELA JURIDICAMENTE RELEVANTE. INFORMAÇÃO PASSÍVEL DE AVERIGUAÇÃO PELO ÓRGÃO COMPETENTE. ATIPICIDADE. SANÇÃO ADMINISTRATIVA SUFICIENTE. ART. 242 DO CTB. PRINCÍPIO DA ULTIMA RATIO DO DIREITO PENAL. ABSOLVIÇÃO MANTIDA. RECURSO NÃO PROVIDO. – Tratando-se de declaração que necessidade de averiguação posterior pelo órgão de trânsito competente, não há que se falar em fato juridicamente relevante, não restando configurado o crime de falsidade ideológica – Havendo previsão de sanção administrativa no Código de Trânsito Brasileiro (art. 242) para aquele que apresenta declaração falsa de residência, para fins de obtenção de CNH, mostra-se desarrazoada e desproporcional a imposição de uma sanção penal, tendo em vista que o Direito Penal se rege pelo princípio da ultima ratio – Recurso não provido. (TJ-MG – Apelação Criminal: 00219504320198130687 1.0000.24.186275-4/001, Relator: Des.(a) Doorgal Borges de Andrada, Data de Julgamento: 10/07/2024, 4ª CÂMARA CRIMINAL, Data de Publicação: 11/07/2024)

Falo mais sobre esse assunto no Curso Talon. Clique aqui para saber mais.

Leia também:

STF mantém prisão de acusada de integrar esquema criminoso no Detran

STJ define quando a absolvição afasta a responsabilidade administrativa

STJ mantém ação penal por falsidade ideológica contra governador do MT

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon