window-1160494_1280

Evinis Talon

Execução Penal: 10 temas para artigos e TCC

04/01/2017

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

URGENTE! 20% de desconto no curso de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal na semana do meu aniversário

Até o dia 5 de julho!

Selecione o plano e insira o cupom: hoje20

CLIQUE AQUI

Execução Penal: 10 temas para artigos e TCC

Curso em que o prof. Evinis explica como produzir TCC e artigos (para pós ou para marketing de conteúdo): clique aqui

Para todos os Advogados, pesquisadores e estudantes que pretendem escrever sobre um tema atual e necessário, a execução penal é o campo mais fértil.

De fato, os maiores problemas estão na execução das sanções penais. Com o trágico episódio ocorrido nos presídios do Amazonas, tornou-se evidente o descaso estatal em relação ao sistema prisional.

É preciso que surjam pesquisas científicas (artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações etc.) apontando os equívocos e as possíveis soluções, análises qualitativas e quantitativas sobre o caos carcerário e questionamentos quanto ao cumprimento das disposições constitucionais.

Anteriormente, já sugeri vários outros temas para artigos e trabalhos de conclusão de curso sobre Direito Constitucional (leia aqui), Penal (leia aqui) e Processual Penal (leia aqui). Também elaborei uma lista com dicas práticas para escrever mais rápido e melhor (leia aqui).

Agora, seguem as sugestões de temas para pesquisas científicas em relação à execução penal:

1. Metapunições ou punições dentro da punição. Qual é o fundamento constitucional para as punições por falta grave praticada por quem está cumprindo uma pena? Por ausência de previsão na Constituição, é inconstitucional a punição por faltas graves? Sobre esse tema, recomendo a leitura do meu recente artigo (leia aqui).

2. O colapso no sistema prisional. Analisando o “conjunto da obra”, quais sãos os maiores problemas estruturais e dogmáticos quanto à execução da pena no Brasil? Quanto a esse assunto, recomendo a leitura do meu artigo sobre o caso dos presídios do Amazonas (leia aqui).

3. Ressocialização ou retribuição. O que prepondera na execução penal brasileira? Nos termos legais, as nossas penas possuem qual finalidade preponderante: ressocializadora ou retributiva? E no aspecto empírico?

4. Identificação do perfil genético. O art. 9º-A da Lei de Execução Penal, que determina a identificação do perfil genético dos condenados por determinados crimes, é constitucional?

5. Retrocessos na execução penal. Como a vedação de retrocesso pode ser vista no âmbito da execução penal? Houve retrocesso em razão da supressão do indulto no Decreto de 2016, depois de décadas em que era anualmente previsto (leia aqui)?

6. Liberdade de imprensa “versus” sensacionalismo. Há conflito entre a liberdade de imprensa e o direito do preso à proteção contra qualquer forma de sensacionalismo (art. 41, VIII, da Lei de Execução Penal)?

7. Quem está preso? Uma análise de estatísticas definindo qual é o perfil dos presos.

8. A mulher no cárcere. Quais são as condições especiais que as mulheres possuem no cumprimento da pena? Quais outras condições deveriam ter? Quais são os fundamentos sociológicos de termos tantas mulheres presas por tráfico?

9. A Defensoria Pública e a execução penal. A Defensoria atua como fiscal da execução penal (“ombudsman”) ou apenas na representação dos apenados necessitados? O critério da hipossuficiência, na execução penal, pode ser interpretado como uma hipossuficiência social ou familiar do apenado?

10. Sistema prisional e insuficiência de recursos orçamentários. Como você analisa o mínimo existencial dos apenados e a reserva do possível em relação aos recursos orçamentários para o sistema prisional? O Estado tem legitimidade para deixar de implementar os direitos básicos no cárcere fundamentando na insuficiência de verba?

Leia também:

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon