Brasil

Evinis Talon

Câmara: projeto aprova acordo de cooperação penal entre Brasil e Índia

11/04/2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os descontos de Black Friday começaram!!!
ASSINE O PLANO PREMIUM E ECONOMIZE 980 REAIS!!!!!!!!!
O mais completo! O único vitalício! Todos os cursos que lancei e lançarei.
CLIQUE AQUI e selecione o plano Premium. Na página de pagamento, antes de inserir os dados do cartão, pedir boleto ou pix, basta inserir o seguinte cupom: bf24

CLIQUE AQUI

Câmara: projeto aprova acordo de cooperação penal entre Brasil e Índia

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 462/22 aprova o texto do acordo sobre assistência jurídica mútua em matéria penal assinado por Brasil e Índia em 2020. Pela Constituição, documentos deste tipo precisam ser avalizados pelo Congresso Nacional. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O objetivo do acordo, segundo o governo, é instituir mecanismo moderno de cooperação entre as duas nações no combate a diversos tipos de crimes. O Brasil possui acordos semelhantes em vigor com outros países, como França, China e Estados Unidos.

A assistência mútua contempla a troca de informações, inclusive registros criminais e judiciais; execução de mandados; localização de pessoas e objetos; obtenção de provas e de depoimentos; rastreio e confisco de bens produtos de crimes, entre outras ações.

Pelo acordo, a cooperação entre Brasil e Índia também se estende aos crimes tributários, alfandegários e transferências internacionais de capital ou pagamentos, incluindo os destinados ao terrorismo e a evasão de divisas.

A troca de informações e a assistência será intermediada pelo Ministério da Justiça e sua contraparte indiana – o Ministério de Assuntos Internos. O texto do acordo prevê ainda as situações em que a cooperação jurídica pode ser negada por um dos países, como solicitação contrária à lei interna da parte requerida.

Tramitação

O projeto do acordo bilateral chegou à Câmara por meio de mensagem do Poder Executivo (MSC 27/22), aprovada em dezembro passado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para o Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias – leia aqui.

Leia também:

STJ: é possível a atuação como amicus curiae no processo penal

STJ: dados bancários obtidos por agentes estrangeiros (Informativo 695)

STJ: é válida a prova produzida no exterior se submetida ao contraditório

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon