direito decisão recurso

Evinis Talon

CNJ: guia reúne leis e jurisprudência internacional sobre direitos de presos e presas

16/12/2024

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Black Friday já passou. Para quem não conseguiu adquirir o Premium com o desconto de quase mil reais, disponibilizo um cupom, por 48 horas, para adquirir com desconto de 490 reais.
20% de desconto! Pode pagar em 12 vezes de R$ 190,96.
O plano Premium é o meu curso mais completo, vitalício, paga apenas uma vez na vida e tem acesso a todos os meus cursos atuais e que lançarei.
CLIQUE AQUI, escolha o plano Premium e, no pagamento, insira o cupom: talon20

CNJ: guia reúne leis e jurisprudência internacional sobre direitos de presos e presas

Com base na legislação e na jurisprudência internacionais, acaba de ser lançado pelo  o Guia Direitos das Pessoas Privadas de Liberdade. A partir de um estudo aprofundado de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) e de parâmetros definidos pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a publicação é um instrumento para a atuação pelo Poder Judiciário no atendimento a pessoas que cumprem penas nos presídios brasileiros.

“Ao afirmar a dignidade como um valor intrínseco a toda e qualquer pessoa, este guia consolida a vocação maior do Poder Judiciário de proteger direitos e conter o arbítrio, com a estrita observância dos parâmetros protetivos constitucionais e internacionais”, afirma o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, na apresentação do guia.

Desenvolvida pela Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UMF/CNJ), a publicação aborda temas recorrentes no Sistema Interamericano de Direitos Humanos sobre os direitos das pessoas privadas de liberdade. Entre eles, encontram-se: a prática de tortura, mortes, superpopulação carcerária, prisão provisória, violação ao direito à saúde e perfilamento racial.

No prefácio, o ministro explica ainda que o guia contém o exame da jurisprudência interamericana envolvendo casos brasileiros de medidas provisórias concedidas pela Corte IDH nas hipóteses de gravidade, urgência e danos irreparáveis às vítimas. Em cada caso, são elencados os direitos violados, as obrigações do Estado e a reparação determinada. Somam-se a eles também análises de casos envolvendo outros estados da região.

Barroso salienta o tópico focado no que expressou a Corte IDH na Opinião Consultiva n. 29/21. Nela, o tribunal internacional observou, quanto à condição de privação de liberdade, a necessidade de proteção dos direitos das mulheres, da população LGBTQIAP+, dos povos indígenas, das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, bem como a perspectiva étnico-racial.

“Por fim, o guia conjuga a normatividade internacional sobre o tema, compilando os principais tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro e a soft law amparada nos princípios e nas regras básicas adotadas pela ONU e pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, descreve ele.

Falo mais sobre esse assunto no Curso Talon. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Agência CNJ de Notícias – leia aqui.

Leia também:

STJ: relator vota pela configuração de crime contra a humanidade no caso do atentado do Riocentro

STJ: é possível a expedição da guia de execução antes da prisão para análise de prisão domiciliar humanitária

STJ: relator vota pela configuração de crime contra a humanidade no caso do atentado do Riocentro

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon