Notícia publicada no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 24 de outubro de 2019 (leia aqui).
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, recebeu nesta quinta-feira (24) a visita do ministro Xianding Pei, da Corte Suprema do Povo da China, e do diretor-geral do Centro de Tecnologia da Informação daquele tribunal, Jianfeng Xu.
O encontro teve por objetivo debater o uso da inteligência artificial no Poder Judiciário e faz parte da política do STJ de estabelecer diálogos com cortes de diferentes partes do mundo visando o aprimoramento da prestação jurisdicional.
A delegação chinesa também contou com a participação de Yingfei Wang, oficiala do Centro de Tecnologia da Informação da Corte Suprema do Povo da China, e de Xiaofei Zheng, oficiala do Departamento de Cooperação Internacional do tribunal, além de duas diplomatas da embaixada da China em Brasília.
Seminário
No início da noite, Noronha participou da abertura do Seminário das Altas Cortes do Brics, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema do evento é “Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial: boas práticas, oportunidades e desafios para o Judiciário”.
Além do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, estiveram presentes os presidentes e vice-presidentes das cortes supremas da China, da Rússia e da África do Sul. Brics é a designação de um grupo de economias emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Nesta sexta-feira (25), o auditório do Tribunal Superior Eleitoral sediará o encontro. Na conferência inaugural, o ministro Dias Toffoli vai apresentar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo STF para dar transparência e celeridade aos julgamentos e que têm atraído a atenção de outros países.
Na sequência, serão realizados três painéis sobre o uso da tecnologia da informação no Judiciário da Rússia e os desafios do desenvolvimento de infraestrutura de tecnologia nos Judiciários da China e da África do Sul.
Leia também: