segurança alimentar

Evinis Talon

STF: acordo entre CNJ e CNA promove segurança alimentar no sistema prisional

03/01/2024

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

URGENTE! Última oportunidade!
Descontos de 40%, 50% e 500 reais!!

Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal com o prof. Evinis Talon

CLIQUE AQUI

STF: acordo entre CNJ e CNA promove segurança alimentar no sistema prisional

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, assinou um protocolo de intenções com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para a adoção de medidas de educação e promoção da segurança alimentar e nutricional no sistema penitenciário.

Segundo ele, o acordo vai trazer dignidade aos presos, com comida de qualidade, de forma a garantir o direito à alimentação equilibrada e saudável como condição de saúde pública da população carcerária. A parceria prevê ainda o mapeamento de locais, público-alvo e potenciais possibilidades para a implementação das ações de educação.

A iniciativa atende à recomendação do STF de melhorias no sistema carcerário no âmbito do julgamento da Arguição de Preceito Fundamental (ADPF) 347, quando o Plenário reconheceu a violação massiva de direitos fundamentais dos presos.

Aperfeiçoamento e ressocialização

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ligado à CNA, serão desenvolvidas capacitações, assistência técnica e formação profissional para pessoas privadas de liberdade e egressos.

O ministro Barroso ressaltou a importância do acordo para a ressocialização dos internos após o cumprimento da pena, com a criação de áreas de produção. Na sua avaliaçãoe, investir no sistema penitenciário é investir em segurança pública, de forma a “diminuir a incidência e melhorar a vida dessas pessoas que foram condenadas à privação de liberdade”.

Caberá ao CNJ realizar as inspeções e compartilhar diagnósticos sobre a situação da segurança alimentar nas unidades prisionais em âmbito nacional, regionais e locais. As proposições de programas e ações voltadas à segurança alimentar prisional serão articuladas e formuladas pelo Conselho junto com outras entidades e organizações públicas da sociedade civil.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, disse que além de capacitar produtores para o fornecimento de alimentos de melhor qualidade às unidades prisionais, a formação de mão de obra entre os apenados será de suma importância.

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.

Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF) – leia aqui.

Leia também:

TJMG: roubo contra mais de uma vítima e mais de um patrimônio configura concurso formal

Câmara: comissão debaterá educação nos espaços prisionais

TJMG: roubo contra mais de uma vítima e mais de um patrimônio configura concurso formal

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon