stf-2

Evinis Talon

Câmara: Maia espera votar projetos das armas e de recursos para perito

28/08/2019

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

URGENTE! Última oportunidade!
Descontos de 40%, 50% e 500 reais!!

Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal com o prof. Evinis Talon

CLIQUE AQUI

Notícia publicada no site da Câmara dos Deputados no dia 26 de agosto de 2019 (leia aqui).

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que espera votar nesta semana o projeto que amplia permissão para o porte de armas e disciplina o registro de atiradores esportivos e caçadores (PL 3723/19, do Poder Executivo). Segundo ele, o relator da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), deve apresentar ainda algumas mudanças no texto.

O substitutivo de Leite também permite a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

De acordo com Rodrigo Maia, apesar de ser um tema polêmico, é uma pauta do Executivo que precisa ser analisada pelos parlamentares. “Não é um tema que é da minha pauta, mas o presidente encaminhou com urgência constitucional e temos que respeitar parte da agenda do presidente. Espero que o texto vá na linha apenas de organizar melhor a lei e não ampliar liberdades de acesso às armas, principalmente do porte”, disse o presidente.

Peritos

Maia disse ainda que está prevista a votação da proposta que permite ao governo antecipar o pagamento de peritos contratados pela Justiça Federal para atuarem em causas de segurados carentes contra o INSS pedindo revisão ou concessão de benefício (PL 2999/19, do Executivo).

Os deputados devem deliberar sobre o substitutivo do Senado, que limita o pagamento de uma perícia por processo judicial a partir de 2020 e cria o Serviço Integrado de Perícias Médicas para subsidiar as decisões nos processos administrativos e judiciais de benefícios do INSS.

Rodrigo Maia também informou que os parlamentares também podem votar os destaques da proposta que atualiza a Lei de Licitações (PL 1292/95).

Abuso de autoridade

Em relação à possibilidade de veto integral ou parcial do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao projeto que combate o abuso de autoridade (PL 7596/17), Maia afirmou que é uma decisão do governo. Segundo ele, é preciso respeitar o processo legislativo no qual o presidente da República pode vetar e o Congresso analisar o veto presidencial.

“O importante é respeitar o ciclo do processo legislativo, agora o presidente veta ou não, e vetando, cabe ao Parlamento manter ou derrubar os vetos. A democracia é assim”, ponderou Maia.

“Acreditamos que é um projeto importante porque todo agente público tem toda liberdade de ação limitada pela lei. O que o abuso diz é que quem não cumpre a lei, tem regras e pode ser punido”, afirmou.

Leia também:

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon