corais

Evinis Talon

Câmara: comissão aprova projeto que torna crime a extração de corais

04/09/2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os descontos de Black Friday começaram!!!
ASSINE O PLANO PREMIUM E ECONOMIZE 980 REAIS!!!!!!!!!
O mais completo! O único vitalício! Todos os cursos que lancei e lançarei.
CLIQUE AQUI e selecione o plano Premium. Na página de pagamento, antes de inserir os dados do cartão, pedir boleto ou pix, basta inserir o seguinte cupom: bf24

CLIQUE AQUI

Câmara: comissão aprova projeto que torna crime a extração de corais

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna crime retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar os corais e outros organismos vivos, como briozoários, esponjas e poliquetas, em desacordo com autorização, licença ou permissão.

O texto insere dispositivos na Lei de Crimes Ambientais, que já prevê casos em que a pesca será proibida – em certos períodos do ano (defeso), em determinadas condições ou em locais vedados por órgão competente. A pena prevista é de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

Foi aprovado o substitutivo elaborado pelo relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), para o Projeto de Lei 754/15, do ex-deputado Daniel Coelho (PE), que tinha objetivo semelhante. “O texto original carecia de mudanças para não restar dúvidas sobre a criminalização da extração dos corais”, justificou o relator.

“É clara a importância e a pertinência desta proposta, pois traz luz a um tema até então negligenciado”, continuou Marcelo Queiroz. “O Brasil possui corais ao longo de 3 mil quilômetros de costa, do Maranhão à Bahia, as únicas formações de recife no sul do Oceano Atlântico, e metade das espécies são exclusivas”, afirmou.

Os corais são animais que segregam um exoesqueleto calcário ou de matéria orgânica. Podem constituir colônias e formar recifes extensos, dando origem a ecossistemas com grande biodiversidade. Avalia-se que uma em cada quatro espécies marinhas vive em recifes, incluindo 65% dos peixes e seus criadouros.

Na proposta, além de lembrar que a legislação atual é omissa sobre o assunto, o ex-deputado Daniel Coelho citou a praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco, onde alguns turistas extraem pedaços de corais como lembrança. “É importante preservar a costa brasileira com o seu potencial turístico e econômico”, afirmou.

Tramitação

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias – leia aqui.

Leia também:

STJ: é crime permanente o art. 2º da Lei n. 8.176/91 (Informativo 740)

STF nega habeas corpus a conselheiro afastado do TCE-MS

STF autoriza PF a colher depoimento de Valdemar Costa Neto

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon