cigarro drogas descaminho contrabando

Evinis Talon

TJPR: erro de tipo no transporte de carteiras de cigarro com drogas

19/03/2024

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Black Friday já passou. Para quem não conseguiu adquirir o Premium com o desconto de quase mil reais, disponibilizo um cupom, por 48 horas, para adquirir com desconto de 490 reais.
20% de desconto! Pode pagar em 12 vezes de R$ 190,96.
O plano Premium é o meu curso mais completo, vitalício, paga apenas uma vez na vida e tem acesso a todos os meus cursos atuais e que lançarei.
CLIQUE AQUI, escolha o plano Premium e, no pagamento, insira o cupom: talon20

TJPR: erro de tipo no transporte de carteiras de cigarro com drogas

A 4ª Câmara Criminal do TJPR, na Apelação Criminal nº 00061884020148160117, absolveu ré acusada de tráfico de drogas ao concluir que o conjunto probatório demonstrou que ela não tinha conhecimento de que havia droga acondicionada em uma das carteiras de cigarros que ela transportava.

No caso, foi aplicada a tese de erro de tipo, a qual exclui o dolo eventual, impondo a absolvição com base no art. 386, VI, do Código de Processo Penal.

Confira a ementa abaixo:

PENAL. PROCESSO PENAL. APELAÇÃO CRIMINAL. TRÁFICO DE DROGAS (ART. 33, CAPUT, C.C ART. 40, III, DA LEI Nº11.343/2006). SENTENÇA CONDENATÓRIA. RECURSO DA DEFESA 1)- CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS. PLEITO DE ABSOLVIÇÃO. AVENTADO ERRO DE TIPO (ART. 20, CP). AUSÊNCIA DE DOLO. TESE ACOLHIDA. CONJUNTO PROBATÓRIO A DEMONSTRAR QUE A RÉ NÃO TINHA CONHECIMENTO QUE HAVIA DROGA ACONDICIONADA EM UMA DAS CARTEIRAS DE CIGARROS. ERRO DE TIPO QUE EXCLUI O DOLO EVENTUAL. ABSOLVIÇÃO COM FULCRO NO ARTIGO 386, INCISO VI DO CPP, É MEDIDA QUE SE IMPÕE. PRECEDENTE.2)- HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. FIXAÇÃO PELA ATUAÇÃO DA DEFENSORA DATIVA. REMUNERAÇÃO ESTABELECIDA CONFORME TABELA PREVISTA NA RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 04/2017–PGE/SEFA.APELO CONHECIDO E PROVIDO, COM FIXAÇÃO DE HONORARIOS ADVOCATÍCIOS. (TJPR – 4ª Câmara Criminal – 0006188-40.2014.8.16.0117 – Medianeira –  Rel.: DESEMBARGADORA SONIA REGINA DE CASTRO –  J. 05.09.2019)

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.

Leia também:

Pesquisa Pronta do STJ: não entregar o documento falso não caracteriza o dolo do crime previsto no art. 304 do CP

STJ condena desembargador do TJPR, mas suspende execução da pena

TJPR: Juiz de Umuarama declara como imprescritível caso de racismo

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon