Dia do Advogado Criminalista: a Defesa não para!

Inscreva-se no Youtube. Vídeos diários:

– Veja 5 cursos online com o prof. Evinis Talon (clique aqui), incluindo um curso por assinatura em que você pode concorrer, no dia 20/01, a um sorteio para uma videoconferência com o prof. Evinis Talon (clique aqui), além de um curso para Advogados sobre prospecção de clientes, marketing jurídico, parcerias, honorários e muito mais (clique aqui)
– Fale com o prof. Evinis Talon no WhatsApp (clique aqui)
– Participe do grupo do Whats do prof. Evinis Talon: clique aqui

Hoje, 2 de dezembro, é o dia do Advogado Criminalista.

A Advocacia Criminal é a minha vida, minha paixão. Não “caí” nessa profissão por falta de opção, mas sim por opção, como já escrevi outras vezes (leia aqui). Opção corajosa e audaciosa (alguns chamam de burrice…), mas totalmente consciente da vontade que eu tinha de viver, dia após dia, o sonho da defesa da liberdade e da resistência às arbitrariedades.

Mas quem é o Advogado Criminalista?

Esse ser aguerrido que não vive apenas do Direito Penal. Um profissional que busca na Filosofia, na Literatura e em outras áreas de conhecimento razões que os juristas não conseguem encontrar. Busca a humanização acima da racionalidade.

O Advogado Criminalista é muitas vezes considerado mais culpado do que o réu que defende, mas as pessoas ignoram que o Advogado Criminalista nunca defende apenas uma pessoa. Quando ele atua, na plenitude da sua atividade, faz valer o direito de pessoas que nem mesmo o conhecem. Quando se defende plenamente um, eleva-se a liberdade de todos os outros.

Sempre prezei muito pelas tradições. Talvez por isso tenha escolhido viver no Rio Grande do Sul. Mas de todas as tradições que me são caras, uma delas é inerente à advocacia criminal: lutar até o fim!

A Defesa Penal faz valer o Direito a partir do momento em que se considera sem o direito de desistir.

Como sempre digo, a Defesa não para!

Parabéns, colegas!