drogas

Evinis Talon

TRF3 mantém condenação de homem por tráfico internacional de metanfetamina

21/08/2024

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

URGENTE!!!!! NOVOS CURSOS!!!!

Os cursos que podem mudar sua advocacia criminal.

CLIQUE AQUI

TRF3 mantém condenação de homem por tráfico internacional de metanfetamina

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve a condenação de um homem por tráfico internacional de drogas. Ele foi flagrado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos/SP, após desembarcar de voo procedente do México com oito quilos de metanfetamina na mala de viagem.

Para os magistrados, a materialidade e a autoria foram comprovadas por auto de prisão em flagrante, termo de apreensão, laudos periciais, interrogatório e testemunhas.

De acordo com a denúncia, em agosto de 2023, o homem foi preso, após desembarcar do voo com uma mala de viagem com 8.077 gramas de metanfetamina, substância entorpecente que causa dependência física e psíquica.

O passageiro havia sido selecionado de forma aleatória para o raio-x. Quando a bagagem despachada passou pelo equipamento, a imagem indicou presença de matéria orgânica.

Em primeiro grau, a Justiça Federal em Guarulhos condenou o homem por tráfico transnacional de drogas. Ele recorreu ao TRF3 pedindo redução e substituição da pena, além do cumprimento no regime aberto.

Ao analisar o caso, o desembargador federal André Nekatschalow, relator do processo, negou provimento ao recurso.

“Não cabe a substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos. Mantenho o regime inicial semiaberto”, concluiu o relator.

Assim, a Quinta Turma, por unanimidade, ratificou a sentença. O colegiado também manteve a pena definitiva em cinco anos, quatro meses e 24 dias de reclusão e ao pagamento de 539 dias-multa.

Apelação Criminal 5007963-22.2023.4.03.6119

Falo mais sobre esse assunto no Curso Talon. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3 – leia aqui.

Leia também:

Pena de multa: o que diz o CP?

STF: é constitucional a pena mínima de multa para o crime de tráfico

STJ: para Quinta Turma, exigência de representação para ação por estelionato não afeta processos em curso

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon