prazos

Evinis Talon

TJRN: pedido de reconsideração não suspende o prazo para recurso

30/10/2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os descontos de Black Friday começaram!!!
ASSINE O PLANO PREMIUM E ECONOMIZE 980 REAIS!!!!!!!!!
O mais completo! O único vitalício! Todos os cursos que lancei e lançarei.
CLIQUE AQUI e selecione o plano Premium. Na página de pagamento, antes de inserir os dados do cartão, pedir boleto ou pix, basta inserir o seguinte cupom: bf24

CLIQUE AQUI

TJRN: pedido de reconsideração não suspende o prazo para recurso

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), no Agravo em Execução Penal nº 0804161-85.2023.8.20.0000, não conheceu o agravo em execução interposto fora do prazo, acolhendo a preliminar de intempestividade suscitada pelo Ministério Público, destacando que pedido de reconsideração não reabre prazo para recurso.

Confira a ementa abaixo:

“(…) tem-se que o recurso de agravo em execução penal foi interposto somente em 22/02/2023 (…), ultrapassando, em muito, o quinquídio legal estabelecido pela Súmula nº 700 do STF”, verbis: É de cinco dias o prazo para interposição de agravo contra decisão do juiz da execução penal. “(…) Registre-se que o pedido de reconsideração não suspende nem interrompe o prazo recursal, uma vez que não possui natureza de recurso, de modo que o prazo para interposição do agravo em execução penal se inicia a partir da primeira decisão prolatada e não daquela que indefere o pedido de reconsideração, conforme entendimento desta Câmara Criminal: (…) PROCESSO PENAL E PENAL. AGRAVO EM EXECUÇÃO. INSURGÊNCIA CONTRA REGRESSÃO DE REGIME. PRELIMINAR DE INTEMPESTIVIDADE SUSCITADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PRIMEIRO GRAU EM CONTRARRAZÕES. ACOLHIMENTO. INTERPOSIÇÃO FORA DO PRAZO LEGAL. PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO NÃO REABRE PRAZO PARA RECURSO. AGRAVO NÃO CONHECIDO. EM CONSONÂNCIA COM PARECER ORAL DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA. (TJ/RN. Agravo em Execução Criminal n° 2016.000047-0. Relator: Desembargador Gilson Barbosa, julgado em 03/05/2016).(…)”. (AGRAVO DE EXECUÇÃO PENAL, 0804161-85.2023.8.20.0000, Des. Glauber Rêgo, Câmara Criminal, JULGADO em 11/05/2023, PUBLICADO em 12/05/2023)

 Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.

Leia também:

STJ: feriado local deve ser comprovado no ato de interposição do recurso

O MP pode impetrar mandado de segurança para obter efeito suspensivo em recurso?

O habeas corpus depende de prévio pedido de reconsideração?

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon