embriaguez

Evinis Talon

TJDFT: embriaguez ao volante e estado de necessidade

28/09/2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os descontos de Black Friday começaram!!!
ASSINE O PLANO PREMIUM E ECONOMIZE 980 REAIS!!!!!!!!!
O mais completo! O único vitalício! Todos os cursos que lancei e lançarei.
CLIQUE AQUI e selecione o plano Premium. Na página de pagamento, antes de inserir os dados do cartão, pedir boleto ou pix, basta inserir o seguinte cupom: bf24

CLIQUE AQUI

TJDFT: embriaguez ao volante e estado de necessidade

A Primeira Turma Criminal do TJDFT, no Acórdão 1345154, decidiu que “o concreto perigo de gravidez avançada e o iminente trabalho de parto vivenciados por mulher constituem circunstâncias suficientes para a caracterização do estado de necessidade e, por consequência, hábeis para excluir a ilicitude da conduta de pessoa que, mesmo embriagada, coloca-se na direção de veículo automotor para levá-la a hospital”.

Confira a ementa abaixo:

PENAL. CRIME DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE. ESTADO DE NECESSIDADE ACOLHIDO. SENTENÇA REFORMADA. 1. Configura-se o estado de necessidade quando comprovado que o réu dirigiu em situação de embriaguez para levar sua sobrinha em trabalho de parto de local distante para hospital. No presente caso, o réu estava em uma confraternização onde seu automóvel era o único disponível, não apresentava sinais de embriaguez severa, que oferecesse grande risco ao trânsito, e não havia outras pessoas aptas ao transporte da parturiente. 2. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO. (Acórdão 1345154, 07144003620198070003, Relator: HUMBERTO ULHÔA,  1ª Turma Criminal, data de julgamento: 2/6/2021, publicado no PJe: 15/6/2021. Pág.:  Sem Página Cadastrada.)

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.

Leia também:

TRF1: réu é absolvido por inconsistências em depoimentos policiais

TJDFT: proferir ameaça em estado de embriaguez não torna a conduta atípica

STJ: não cabe consunção entre embriaguez ao volante e lesão corporal

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon