crime impossível

Evinis Talon

TJ/DFT: aplicada Justiça Restaurativa na desarticulação de gangs

17/07/2019

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer aprender sobre inquérito policial, júri, audiências, recursos, habeas corpus, execução Penal e muito mais?

Veja os planos semestral (parcele em até 6x) e anual (parcele em até 12x): CLIQUE AQUI
Conheça também o plano Premium, que abrange outros cursos.

Curso com modelos de peças processuais!

Veja outros cursos com o prof. Evinis Talon (sem livro): CLIQUE AQUI

Fale conosco no WhatsApp (de segunda a sexta, das 9h às 18h): clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Notícia publicada no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) no dia 16 de julho de 2019 (leia aqui).

A atuação do Programa Justiça Restaurativa do TJDFT na redução da violência em uma localidade de Planaltina foi destaque, na edição do dia 10/7, do Jornal da Justiça, da TV Justiça. A juíza Catarina Correa, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa no Tribunal, e o servidor Júlio César Melo, coordenador-técnico do programa, falaram sobre a atuação do TJDFT no caso. Clique aqui para assistir ao vídeo.

A Justiça Restaurativa, técnica que prioriza a criatividade e a sensibilidade a partir da escuta de agressor e vítima, foi utilizada para reduzir os índices de violência na região do Pombal, em Planaltina. De acordo com o servidor Júlio César Melo, coordenador-técnico do programa no TJDFT, a desarticulação de gangs que atuavam há mais de 2 anos na região foi uma ação conjunta de Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública.

A partir da prisão dos responsáveis por homicídios e tráfico de drogas, ações de conscientização foram desenvolvidas entre os alunos da escola classe CEF 03, de Planaltina, onde boa parte dos envolvidos com gangs havia estudado. De acordo com a reportagem, educadores e coordenadores verificaram uma grande mudança de comportamento entre os alunos e os dados da Secretaria de Segurança Pública apontam uma redução no número de homicídios na região.

Para a juíza Catarina Correa, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa no TJDFT, “quando você tem a comunidade empoderada, você tem o poder público respaldado nas suas ações e nas suas intervenções naquela comunidade”.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa Justiça Restaurativa do TJDFT.

Leia também:

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista (com foco em consultas e pareceres), professor de cursos de pós-graduação, Mestre em Direito, especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de livros e artigos e palestrante.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 98031-8179 | Email: contato@evinistalon.com

Evinis Talon © Todos os Direitos Reservados - 2018