stj1

Evinis Talon

STJ: Presidente do STJ recebe delegação chinesa para debater uso da inteligência artificial no Judiciário

28/10/2019

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

URGENTE! 20% de desconto no curso de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal na semana do meu aniversário

Até o dia 5 de julho!

Selecione o plano e insira o cupom: hoje20

CLIQUE AQUI

Notícia publicada no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 24 de outubro de 2019 (leia aqui).

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, recebeu nesta quinta-feira (24) a visita do ministro Xianding Pei, da Corte Suprema do Povo da China, e do diretor-geral do Centro de Tecnologia da Informação daquele tribunal, Jianfeng Xu.

O encontro teve por objetivo debater o uso da inteligência artificial no Poder Judiciário e faz parte da política do STJ de estabelecer diálogos com cortes de diferentes partes do mundo visando o aprimoramento da prestação jurisdicional.

​”A troca de informações com delegações estrangeiras a respeito do uso das tecnologias e da inteligência artificial permite que o STJ aperfeiçoe suas técnicas de julgamento, de publicação e de divulgação das decisões, alinhando avanços tecnológicos e melhora na prestação jurisdicional. É sempre interessante conhecer as experiências de modernização institucional de outros países para que possamos pensar em soluções inovadoras para o Judiciário brasileiro”, afirmou Noronha.

A delegação chinesa também contou com a participação de Yingfei Wang, oficiala do Centro de Tecnologia da Informação da Corte Suprema do Povo da China, e de Xiaofei Zheng, oficiala do Departamento de Cooperação Internacional do tribunal, além de duas diplomatas da embaixada da China em Brasília.

Semin​ário

No início da noite, Noronha participou da abertura do Seminário das Altas Cortes do Brics, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema do evento é “Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial: boas práticas, oportunidades e desafios para o Judiciário”.

Além do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, estiveram presentes os presidentes e vice-presidentes das cortes supremas da China, da Rússia e da África do Sul. Brics é a designação de um grupo de economias emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Nesta sexta-feira (25), o auditório do Tribunal Superior Eleitoral sediará o encontro. Na conferência inaugural, o ministro Dias Toffoli vai apresentar as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo STF para dar transparência e celeridade aos julgamentos e que têm atraído a atenção de outros países.

Na sequência, serão realizados três painéis sobre o uso da tecnologia da informação no Judiciário da Rússia e os desafios do desenvolvimento de infraestrutura de tecnologia nos Judiciários da China e da África do Sul.

Leia também:

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon