STJ

Evinis Talon

STJ: Ministro Schietti e PRF debatem manual de abordagem policial

01/09/2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os descontos de Black Friday começaram!!!
ASSINE O PLANO PREMIUM E ECONOMIZE 980 REAIS!!!!!!!!!
O mais completo! O único vitalício! Todos os cursos que lancei e lançarei.
CLIQUE AQUI e selecione o plano Premium. Na página de pagamento, antes de inserir os dados do cartão, pedir boleto ou pix, basta inserir o seguinte cupom: bf24

CLIQUE AQUI

STJ: Ministro Schietti e PRF debatem manual de abordagem policial

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogerio Schietti Cruz recebeu, nesta terça-feira (29), integrantes do grupo de trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) responsável pela reformulação do Manual da Doutrina e Princípios da Abordagem Policial da instituição.

A reunião ocorreu no gabinete do magistrado e teve como objetivo debater a atualização do manual, a partir das normas em vigor e da jurisprudência mais recente acerca de procedimentos adotados no dia a dia dos agentes, com destaque para a abordagem policial.

Responsável por decisões paradigmáticas sobre o tema, especialmente quanto às buscas pessoais e veiculares com base na fundada suspeita prevista no artigo 244 do Código de Processo Penal, Schietti comentou que o encontro demonstra o interesse de todos os envolvidos em aperfeiçoar a relação com o cidadão, preservando a efetividade do trabalho de policiamento preventivo da PRF.

“A aproximação da PRF com o STJ é muito louvável e sinaliza um gesto de boa vontade e de amadurecimento institucional de quem é responsável por implementar as novas diretrizes estabelecidas pela jurisprudência do STJ no tema das abordagens policiais”, elogiou o ministro.

Segurança jurídica em ações baseadas em fundada suspeita

De acordo com o diretor de operações da PRF e responsável pelo grupo de trabalho, Marcus Vinícius Silva de Almeida, a revisão dos manuais da corporação é uma orientação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em busca de maior alinhamento entre as ações da instituição e as posições consolidadas pelo Poder Judiciário.

“A ideia é oferecer segurança jurídica aos nossos agentes em abordagens, em especial nos casos de fundada suspeita. Nesse sentido, a reunião com o ministro Schietti foi bastante profícua. Tiramos muitas dúvidas, procurando adequar nossas ações aos entendimentos da jurisprudência do STJ”, afirmou.

Durante a reunião, o ministro se colocou à disposição para participar de eventos da PRF que promovam orientações sobre abordagem policial aos agentes. A apresentação da nova versão do Manual da Doutrina e Princípios da Abordagem Policial está prevista para a primeira quinzena de setembro.

Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.

Fonte: Superior Tribunal de Justiça (STJ) – leia aqui.

Leia também:

STJ: abordagem no interior do domicílio não justifica o ingresso

STJ substitui prisão de Bruno Krupp por medidas cautelares alternativas

STJ: revista pessoal baseada em “atitude suspeita” é ilegal

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon