5 minutos – José de Alencar

Inscreva-se no Youtube. Vídeos diários:

– Veja 6 cursos com o prof. Evinis (clique aqui), incluindo um curso sobre TCC e artigos (clique aqui). Você pode testar os 2 cursos por assinatura por 7 dias grátis.
– Fale com o prof. Evinis Talon no WhatsApp (clique aqui)
– Participe do grupo do Whats do prof. Evinis Talon: clique aqui
– Seja membro do ICCS: clique aqui

cinco minutosLivro: 5 minutos

Autor: José de Alencar

Esse clássico da literatura brasileira é uma excelente opção para entretenimento, mas também para empreendedores ou pessoas que queiram extrair uma lição importante para a vida. Acredito que essa lição seria imperceptível para mim há alguns anos, mas agora, comprometido a tentar extrair lições de tudo (livros, revistas, filmes, séries, desenhos animados, natureza etc.), pude percebê-la e relacioná-la com vários livros e palestras sobre empreendedorismo.

Talvez muitos se concentrem no romance, mas se esqueçam de fazer a relação entre o título do livro, o acontecimento inicial e tudo que ocorre depois. Esse livro demonstra que um acontecimento aparentemente ruim pode gerar uma série de acontecimentos inesperados, muitas vezes agradáveis. Demonstra, portanto, que é possível extrair o melhor de tudo, inclusive de problemas que surgirem.

Há algum tempo vi um vídeo do Érico Rocha no qual ele falava o seguinte: “topou? Vigia”. Em outras palavras, se aconteceu algo ruim, pare e pense. Talvez não seja tão ruim. Talvez você esteja errado sobre aquilo ser algo ruim. E mesmo que seja ruim, se você parar e pensar será mais fácil achar a solução.

Leia também:

  • Como ler muitos livros e gastando pouco (leia aqui)
  • 100 livros que indico aos Advogados Criminalistas (leia aqui)
  • Os livros que marcaram minha formação na área penal (leia aqui)
  • 5 livros não jurídicos para Advogados (leia aqui)

Evinis Talon é sócio-administrador e Advogado Criminalista da Talon Consultoria e Advocacia Criminal (clique aqui), professor de cursos de pós-graduação, presidente do International Center for Criminal Studies, palestrante e autor de vários livros e artigos.