Estude para a Advocacia Criminal com a organização e a disciplina de um concurseiro
Melhor dica sobre estudos que vou deixar aqui hoje:
Estude como um concurseiro sério, mesmo que você queira advogar.
Se possível, faça concurso para ter um cronograma apertado, comparação com concorrentes, senso de urgência etc. Mesmo que você não queira tomar posse depois.
Se você adquirir os hábitos de estudos de um concurseiro agora, vai aproveitar os resultados pelo resto da sua vida, mesmo que não queira ser concursado.
Na minha opinião, vale a pena estudar para a Advocacia como se fosse um concurseiro, isto é, adotando rotina, organização e métodos que os concurseiros mais utilizam, fazendo revisões (e até questões), consultando alguns materiais de jurisprudência atualizada…
Sugestão de passo a passo para quem quiser estudar para a Advocacia Criminal como se fosse um concurseiro (apenas para ter disciplina e organização, mas com quase todos os materiais diferentes):
- 1. Pegue o conteúdo programático de algum concurso grande (Juiz, Defensor, Promotor ou Delegado). Normalmente, o conteúdo programático fica no final do edital. Esses concursos analisam a área criminal com profundidade. Não recomendo editais de concursos que não focam na área criminal, como os trabalhistas ou de procuradores municipais.
- Imprima a parte de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal do conteúdo programático.
- Leia todos os tópicos do conteúdo. Conforme você leia e marque nos livros, passe uma caneta amarela no respectivo tópico no conteúdo programático.
- Adicione revisão. Conforme você consiga revisar tópicos que você já marcou, faça um sublinhado no tópico do conteúdo programático. Em suma, amarelo = li a primeira vez e marquei em um livro. Sublinhado = já revisei.
No final, quando as folhas de conteúdo programático estiverem totalmente amarelas e com as palavras sublinhadas, você estará muito satisfeito e terá aumentado consideravelmente seu conhecimento.
Procure o conteúdo programático de um concurso de 2023.
Outra sugestão fundamental: não siga a ordem do conteúdo. Escolha os temas conforme a sua vontade. Isso vai evitar que você procrastine quando o “tópico da vez” for chato ou desagradável. Lembre-se de que a marcação em amarelo vai te ajudar a cobrir tudo.
Quer saber mais sobre esse assunto? Conheça aqui todos os meus cursos.
Leia também:
Além do Direito, o que o Advogado Criminalista deve estudar?
A principal habilidade de um jurista: estudante de Direito, Advogado, concurseiro etc.