As duas faces do gueto

Evinis Talon

As duas faces do gueto – Loïc Wacquant

03/05/2016

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O meu curso mais completo e vitalício
O plano PREMIUM do meu curso por assinatura de Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal é o meu curso mais completo, que abrange todos os meus cursos lançados (júri, execução penal na prática, audiências criminais, técnicas de estudos, oratória, produtividade etc.) e que lançarei.
CLIQUE AQUI

As duas faces do gueto
LIVRO: As duas faces do gueto
Autor: Loïc Wacquant
Área: Direito Penal, Criminologia e Sociologia
Loïc Wacquant é, certamente, quem melhor analisou a Tolerância Zero nos Estados Unidos. A sua obra mais conhecida, “As prisões da miséria”, é um retrato perfeito da política criminal adotada em Nova Iorque durante a década de 90.
No livro “As duas faces do gueto”, por outro lado, o autor faz comparações entre os guetos dos Estados Unidos e as cités francesas, demonstrando o nível de pobreza e exclusão daquelas.
Algumas das afirmações de Wacquant são extremamente contundentes. Em determinado trecho, afirma que há mais jovens negros de 19 a 25 anos nas prisões ou sob tutela judicial do que em cursos universitários que tenham 4 anos de duração. Além disso, nos grandes conjuntos habitacionais, as crianças aprendem, com 4 ou 5 anos de idade, que devem jogar-se no chão ao ouvirem tiros.
Sem dúvidas, a interdisciplinariedade é o ponto principal dessa obra, que intercala análises profunda de Direito Penal, Criminologia e Sociologia.
Cito, por exemplo, o seguinte trecho da página 42:

A esse colapso da economia oficial corresponde o crescimento vertiginoso da economia informal, especialmente do tráfico de drogas. O comércio de narcóticos é, em muitas áreas do gueto, o único setor econômico em expansão e o principal empregador de jovens sem trabalho – o único tipo de negócio que estes conhecem de perto e para o qual podem começar a trabalhar a partir dos seis ou oito anos de idade. Além disso, é também o único setor em que a discriminação racional não é uma barreira.

Precisa falar conosco? CONTATO: clique aqui

Siga o meu perfil no Instagram (clique aqui). Sempre que possível, vejo as mensagens no direct.

Evinis Talon é Advogado Criminalista com atuação no Brasil inteiro, com 12 anos de experiência na defesa penal, professor de cursos de mestrado e doutorado com experiência de 11 anos na docência, Doutor em Direito Penal pelo Centro de Estudios de Posgrado (México), Doutorando pela Universidade do Minho (Portugal – aprovado em 1º lugar), Mestre em Direito (UNISC), Máster en Derecho Penal (Universidade de Sevilha), Máster en Derecho Penitenciario (Universidade de Barcelona), Máster en Derecho Probatorio (Universidade de Barcelona), Máster en Derechos Fundamentales (Universidade Carlos III de Madrid), Máster en Política Criminal (Universidade de Salamanca – cursando), especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de 7 livros, ex-Defensor Público do Rio Grande do Sul (2012-2015, pedindo exoneração para advogar. Aprovado em todas as fases durante a graduação), palestrante que já participou de eventos em 3 continentes e investigador do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) de Portugal. Citado na jurisprudência de vários tribunais, como TRF1, TJSP, TJPR, TJSC, TJGO, TJMG, TJSE e outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 99927 2030 | Email: contato@evinistalon.com

× Fale com o Dr. Evinis Talon