As duas faces do gueto

Evinis Talon

As duas faces do gueto – Loïc Wacquant

03/05/2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Teses defensivas para a Advocacia Criminal (CLIQUE AQUI)

IMPORTANTE! Curso de Penal, Processo Penal e Execução Penal por apenas R$29,90 por mês: mais de 415 horas de vídeos, além de áudios DIÁRIOS, material escrito e modelos de peças, podendo tirar dúvidas com o prof. Evinis Talon. Inscreva-se até o dia 20/09/19 e participe de 2 sorteios: CLIQUE AQUI

Ganhe imediatamente um LIVRO AUTOGRAFADO pelo prof. Evinis Talon. Veja os planos semestral e anual (podem ser parcelados): CLIQUE AQUI

O que dizem os alunos? CLIQUE AQUI

Fale conosco no WhatsApp: clique aqui

As duas faces do gueto
LIVRO: As duas faces do gueto
Autor: Loïc Wacquant
Área: Direito Penal, Criminologia e Sociologia
Loïc Wacquant é, certamente, quem melhor analisou a Tolerância Zero nos Estados Unidos. A sua obra mais conhecida, “As prisões da miséria”, é um retrato perfeito da política criminal adotada em Nova Iorque durante a década de 90.
No livro “As duas faces do gueto”, por outro lado, o autor faz comparações entre os guetos dos Estados Unidos e as cités francesas, demonstrando o nível de pobreza e exclusão daquelas.
Algumas das afirmações de Wacquant são extremamente contundentes. Em determinado trecho, afirma que há mais jovens negros de 19 a 25 anos nas prisões ou sob tutela judicial do que em cursos universitários que tenham 4 anos de duração. Além disso, nos grandes conjuntos habitacionais, as crianças aprendem, com 4 ou 5 anos de idade, que devem jogar-se no chão ao ouvirem tiros.
Sem dúvidas, a interdisciplinariedade é o ponto principal dessa obra, que intercala análises profunda de Direito Penal, Criminologia e Sociologia.
Cito, por exemplo, o seguinte trecho da página 42:

A esse colapso da economia oficial corresponde o crescimento vertiginoso da economia informal, especialmente do tráfico de drogas. O comércio de narcóticos é, em muitas áreas do gueto, o único setor econômico em expansão e o principal empregador de jovens sem trabalho – o único tipo de negócio que estes conhecem de perto e para o qual podem começar a trabalhar a partir dos seis ou oito anos de idade. Além disso, é também o único setor em que a discriminação racional não é uma barreira.

Evinis Talon é Advogado Criminalista (com foco em consultas e pareceres), professor de cursos de pós-graduação, Mestre em Direito, especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de livros e artigos e palestrante.


Quer citar este texto em algum artigo, TCC ou peça processual? Então CLIQUE AQUI e preencha: nome do autor (Evinis Talon), título, site (basta copiar e colar) e a data de hoje. Depois clique em “gerar referência”.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Telefone / Whatsapp: (51) 98031-8179 | Email: contato@evinistalon.com

Evinis Talon © Todos os Direitos Reservados - 2018