Nem sempre quem está tranquilo também está favorável. Para empreendedores, a tranquilidade, se observada como conformismo (e não como ausência de estresse), pode ser um ambiente desfavorável. Insta destacar que Augusto Cury, no seu livro “O código da inteligência”, classifica o conformismo como uma das armadilhas da mente.
Se estar tranquilo significa permanecer na zona de conforto ou em um ambiente sem desafios, há um risco significativo de que o futuro não seja o melhor para o empreendedor ou sua empresa.
A história recente demonstrou inúmeras vezes que a aparente tranquilidade é capaz de gerar um cenário futuro extremamente desfavorável. A Kodak é um desses casos. Tendo a possibilidade concreta de, por um dos seus empreendedores internos, iniciar o mercado das câmeras digitais, optou por permanecer no mercado em que se encontrava. Todos sabemos o resultado…
Outro exemplo é a Blockbuster, que permaneceu na tranquilidade da locação de filmes e perdeu a oportunidade de ingressar no mercado dos serviços de stream. Aliás, poucos sabem que a Netflix, maior algoz da Blockbuster, foi oferecida a esta por 50 milhões de dólares. A Blockbuster, contudo, declinou dessa oportunidade, rejeitando a empresa que, atualmente, vale mais de 30 bilhões de dólares.
Portanto, se você quiser que fique favorável, não fique tranquilo.
29 dicas práticas para iniciar na Advocacia Criminal
29 dicas práticas para iniciar na Advocacia Criminal Como iniciar na Advocacia Criminal?