dislike-157252_1280

Evinis Talon

Onde o Direito Penal tem falhado?

outubro 26, 2016

Promoção por tempo limitado: adquira o curso Prática Processual Penal e receba 65% de desconto no curso Execução Penal na Prática. CLIQUE AQUI

Novos sorteios! Curso de Penal, Processo penal e Execução Penal por menos de R$1,00 por dia, mais de 100 horas de conteúdo, podendo tirar dúvidas com o prof. Evinis Talon. Inscreva-se até o dia 20/10/18 e participe de 2 sorteios: CLIQUE AQUI

– Assine o plano ANUAL e ganhe imediatamente o livro autografado. No plano anual, não é sorteio. Assinou, ganhou o livro com dedicatória: CLIQUE AQUI

Dúvidas sobre algum curso? Fale com a assessoria do professor Evinis Talon no WhatsApp (clique aqui)

Este é um texto curto, sem citações ou análises técnicas. Apenas um desabafo.
Onde o Direito Penal tem falhado?
Será que falha ao tentar diferenciar dolo eventual e culpa consciente, quando alguns casos, diante da grande repercussão (Boate Kiss e Mariana), são levados midiaticamente ao dolo eventual e ao espetáculo de um júri que não aconteceria se fosse reconhecida a culpa?
Será que falha ao tentar prever um rol de direitos na execução penal e desrespeitá-los continuamente? E falha mais ainda por insistir na denominação “benefícios” quando sabemos que são DIREITOS e, portanto, a sua concessão não é uma faculdade – ou presente – do juiz?
Há falha na falta de coragem para aplicação do princípio da insignificância, levando a denúncias por R$ 5,00?
E o Direito Processual Penal? Será que há uma falha quando a prisão preventiva é utilizada unicamente para receber elogios da mídia? Mas e se for para aparecer na capa do jornal? Onde fica o “direito fundamental do juiz a aparecer na mídia como guardião da ordem suprema das coisas”?
Ocorre que o Direito Penal quase nunca é levado a sério, em que pese seja o ramo do Direito com as consequências mais gravosas, as quais englobam, por exemplo, a privação da liberdade, a restrição de direitos e o estigma de condenado, com a consequente reprovação social da conduta e, sobretudo, do autor do fato.
O Direito Penal está falhando. Ou seria culpa de quem o aplica?
Repito algo que disse num dia desses:
O Direito no Brasil tem apenas 2 problemas: as leis e as pessoas que as aplicam. O resto está excelente!

Evinis Talon é Advogado Criminalista, consultor e parecerista em Direito Penal e Processo Penal (clique aqui), professor de cursos de pós-graduação, Mestre em Direito, especialista em Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional, Filosofia e Sociologia, autor de livros e artigos e palestrante.


Quer citar este texto em algum artigo, TCC ou peça processual? Então CLIQUE AQUI e preencha: nome do autor (Evinis Talon), título, site (basta copiar e colar) e a data de hoje. Depois clique em “gerar referência”.

COMPARTILHE

EVINIS TALON


LEIA TAMBÉM

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se e receba as novidades mais importantes diretamente no seu email!

Telefone / Whatsapp: (51) 98031-8179 | Email: contato@evinistalon.com

Evinis Talon © Todos os Direitos Reservados - 2018